Pular para o conteúdo principal

O que levar em consideração ao escolher um mestrado ou doutorado






O que levar em consideração ao escolher um mestrado ou doutorado
Por: Simone Neves, 20 de agosto de 2019

A aprendizagem é uma jornada para toda a vida. Graduar-se na faculdade e conseguir um primeiro emprego pode ser o objetivo final para alguns, mas muitos consideram a possibilidade de cursar pós-graduação em algum momento de sua vida profissional. É o próximo passo natural no sentido de ampliar as habilidades e o avanço na carreira. As mudanças em nossa economia e negócios, constantemente sendo interrompidas por novos modelos de negócios e avanços tecnológicos, significam a necessidade de investir em sua própria aprendizagem.

Há muitos fatores a serem considerados na seleção da combinação certa de universidade, programa / disciplina e localização, quando se trata de estudos de pós-graduação. Para ajudá-lo a tomar a decisão certa, aqui estão 3 coisas importantes a serem consideradas ao procurar um mestrado ou doutorado:






1. Quais são seus objetivos?
  
Logo de cara, você deve ter certeza de seus objetivos na busca de uma pós-graduação Lato Sensu, Stricto Sensu e a área de conhecimento. Você pode considerar um diploma de pós-graduação que lhe permite adquirir conhecimentos mais profundos sobre um determinado assunto. Ou você pode estar procurando maneiras de ampliar seu conhecimento através de um programa do tipo MBA. Isso significa que você precisará investir algum tempo na pesquisa e descobrir seus objetivos de carreira. Se você não tiver certeza, provavelmente seria melhor decidir sobre suas metas antes de decidir se inscrever em qualquer programa para conseguir um diploma.

Confira os cursos em seu campo de destino ou especialização. Você vai estar interessado em cursá-los? Isso te ajudará a progredir no trabalho ou na sua profissão atual? Muitos programas podem parecer semelhantes, mas existem diferenças no currículo e na abordagem em diferentes IES.

Existem programas que ajudam você a adquirir novos conhecimentos profundos em disciplinas específicas, e também há programas abrangentes que o ajudarão a ser um profissional mais completo. Encontrar um programa de mestrado ou doutorado deverá se adequar aos seus objetivos.

A pós-graduação não será tão fácil quanto o ensino de graduação - isso exigirá mais de você. As unidades curriculares requeridas serão menores, uma vez que os cursos de mestrado são mais curtos do que os programas de graduação. No entanto, exigem uma intensidade maior e exigem um comprometimento significativo e, muitas vezes, os sacrifícios serão recompensados com melhores oportunidade, e aproveitamento de tempo. É por isso que descobrir seus objetivos é um primeiro passo muito importante em sua jornada para um curso de pós-graduação.





2. Onde você quer ir?

Para muitos, além dos objetivos de aprendizagem, pode haver outros objetivos de aspiração também. Isso pode incluir o desejo de obter um diploma internacional. Expandir consideravelmente o seu círculo de amizade e talvez até mesmo abrir portas para perspectivas e oportunidades de emprego.





3. A instituição de ensino superior

Outro aspecto importante a ser considerado. Para alguns, é uma escolha automática devido a afiliações ou conexões anteriores. Pode ter sido recomendado por alguém que você conhece, ou talvez você tenha visto resultados pioneiros e impressionantes de outras pessoas e se sinta influenciado. Sendo que, o importante de fato é fazer uma especialização que seja do seu agrado e atenda suas necessidades.

Já outros dão importância à qualidade de ensino. Procuram por uma IES que possui uma metodologia de ensino inovadora e diferenciada de outras. Que concentre seus esforços no desenvolvimento de seus alunos por meio de currículo inovador e pedagogia de ensino. Que tipo de apoio profissional, desenvolvimento profissional e oportunidades de networking você obterá? Em que ambiente estará imerso?
Poderia haver muitas outras questões de interesse para você pessoalmente. Fale com consultores educacionais da IES e pergunte tudo o que você queira saber sobre a instituição e o programa escolhidos. Afinal, quando você se formar, a IES onde você estudou será sua célula mater para a vida!






Nós nos preocupamos com o seu sucesso! 
Estude em uma universidade moderna que acredita em seu potencial.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA E INOVAÇÃO

Confira alguns bancos de dados para auxiliar pesquisas e aprovação em mestrado e doutorado                                          Por: Simone Neves em 04/09/19 Quando você vai escrever um artigo ou elaborar um projeto de pesquisa e precisa de boas referências, seja para se inteirar melhor sobre o assunto ou ter ideias, você sabe onde procurar?  separamos dez bases de dados digitais que reúnem artigos, revistas científicas, dissertações, teses e outros materiais. O conteúdo é útil para a elaboração de estudos científicos, como trabalhos de conclusão de curso e projetos de mestrado e doutorado. Em seleção de programas de pós-graduação, o  emprego de referências atuais e de alto impacto podem contribuir para a aprovação do candidato . Para quem já é aluno ou é professor, as referências dos bancos de dados auxiliam a ter contato com a produção acadêmica de outros pesquisadores e a ampliar a base teórica. Veja a lista:   Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Ma

Mesmo sobrecarregado com aulas remotas, professor acha tempo para desenvolvimento profissional

  Coronavírus Mesmo sobrecarregado com aulas remotas, professor acha tempo para desenvolvimento profissional                          (FOTO: Getty Creative) Nova rodada de pesquisa realizada pelo Instituto Península indica educadores cientes da importância da tecnologia para aprendizagem e apreensivos com o desengajamento dos estudantes por Maria Picarelli     4 de setembro de 2020 Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), aumentaram a ansiedade e a sobrecarga dos professores. Isso não é motivo, no entanto, para eles deixarem de se dedicar ao trabalho, procurar meios de manter contato com os alunos, nem de buscar aprimoramento profissional. A terceira onda da pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil”, realizada pelo Instituto Península com 3.893 docentes de todo o país entre os meses de julho e agosto, mostra que 64% deles se sentem ansiosos e que 53% estão sobrecarregados. O nível de ansiedade é comp