Pular para o conteúdo principal

DICAS E CURIOSIDADES








Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?


A diferença entre lato sensu e stricto sensu pode gerar muita dúvida em quem já conseguiu o diploma do Ensino Superior e está no mercado de trabalho querendo subir na carreira.

Quando se fala em pós-graduação, logo as referências que podem aparecer são especialização, mestrado, MBA e doutorado, certo? Só que o que muita gente não sabe é que esses cursos apresentam algumas diferenças.
Mas, afinal, qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Na verdade, a escolha entre latu sensu e stricto sensu deve estar alinhada com os objetivos profissionais.

Se a ideia é não esquecer a definição de cada uma dessas formação, é só lembrar o significado das palavras em latim: latu=amplo e stricto=restrito.

Para facilitar as coisas, é possível conferir as principais diferenças entre latu sensu e stricto sensu na tabela a seguir:



Latu sensu
Stricto sensu
Duração
Mínimo de 360 horas de aula
Mestrado: mínimo 2 anos *

Doutorado: mínimo 4 anos*
Formação dos docentes
50% dos professores devem ser mestres e doutores
50% dos professores devem ter pelo menos uma especialização ou pós latu sensu
Todos os professores devem ter diploma de pós stricto sensu
Títulos
Certificado de conclusão que não é válido como diploma
Diploma com título de mestre ou doutor
Fonte: Fundação Dom Cabral
* Este tempo pode variar dependendo de alguns fatores.



Quais são os tipos de pós-graduação lato sensu

Depois de entender um pouco melhor as diferenças entre latu e stricto sensu, é importante também conhecer os tipos de pós-graduação latu sensu.

 Especialização

Na especialização, existe um aprofundamento de conhecimento em uma área específica. Sabe quando você termina a faculdade, começa a trabalhar e vê a necessidade de saber mais sobre determinado assunto? A especialização pode ser um ótimo caminho para isso.

MBA

A definição dessa sigla vem do inglês Master of Business Administration. Trata-se de uma formação internacional bastante indicada para líderes que atuam na área de negócios.
Quais são os tipos de pós stricto sensu
A pós-graduação stricto sensu é conhecida por estar mais ligada ao universo acadêmico.




Mestrado

A pós-graduação stricto sensu tem seu ponto de partida no mestrado. O curso dura 2 anos (este tempo pode variar dependendo de alguns fatores) e é concluído com a apresentação de uma dissertação. O título conseguido aqui é a oportunidade de seguir para o doutorado.

 Doutorado

Já o doutorado tem a duração de 4 anos (este tempo pode variar dependendo de alguns fatores) e pode ser considerado o ápice de quem opta pela carreira acadêmica. A conclusão dessa formação termina com a produção de uma tese, que deve ser inédita, ou seja, algo que ainda não pesquisado.


O que considerar na hora da escolha

Como é possível perceber, tudo depende dos objetivos profissionais de cada pessoa e seus planos para a carreira.

Tendo isso em mente, a escolha pode ficar mais fácil e as chances de acertar podem ser maiores.

Se isso tudo ainda não estiver muito claro, é preciso parar e refletir sobre o assunto.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que levar em consideração ao escolher um mestrado ou doutorado

O que levar em consideração ao escolher um mestrado ou doutorado Por: Simone Neves, 20 de agosto de 2019 A aprendizagem é uma jornada para toda a vida. Graduar-se na faculdade e conseguir um primeiro emprego pode ser o objetivo final para alguns, mas muitos consideram a possibilidade de cursar pós-graduação em algum momento de sua vida profissional. É o próximo passo natural no sentido de ampliar as habilidades e o avanço na carreira. As mudanças em nossa economia e negócios, constantemente sendo interrompidas por novos modelos de negócios e avanços tecnológicos, significam a necessidade de investir em sua própria aprendizagem. Há muitos fatores a serem considerados na seleção da combinação certa de universidade, programa / disciplina e localização, quando se trata de estudos de pós-graduação. Para ajudá-lo a tomar a decisão certa, aqui estão 3 coisas importantes a serem consideradas ao procurar um mestrado ou doutorado: 1. Quais são seus objet

PESQUISA E INOVAÇÃO

Confira alguns bancos de dados para auxiliar pesquisas e aprovação em mestrado e doutorado                                          Por: Simone Neves em 04/09/19 Quando você vai escrever um artigo ou elaborar um projeto de pesquisa e precisa de boas referências, seja para se inteirar melhor sobre o assunto ou ter ideias, você sabe onde procurar?  separamos dez bases de dados digitais que reúnem artigos, revistas científicas, dissertações, teses e outros materiais. O conteúdo é útil para a elaboração de estudos científicos, como trabalhos de conclusão de curso e projetos de mestrado e doutorado. Em seleção de programas de pós-graduação, o  emprego de referências atuais e de alto impacto podem contribuir para a aprovação do candidato . Para quem já é aluno ou é professor, as referências dos bancos de dados auxiliam a ter contato com a produção acadêmica de outros pesquisadores e a ampliar a base teórica. Veja a lista:   Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Ma

Mesmo sobrecarregado com aulas remotas, professor acha tempo para desenvolvimento profissional

  Coronavírus Mesmo sobrecarregado com aulas remotas, professor acha tempo para desenvolvimento profissional                          (FOTO: Getty Creative) Nova rodada de pesquisa realizada pelo Instituto Península indica educadores cientes da importância da tecnologia para aprendizagem e apreensivos com o desengajamento dos estudantes por Maria Picarelli     4 de setembro de 2020 Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), aumentaram a ansiedade e a sobrecarga dos professores. Isso não é motivo, no entanto, para eles deixarem de se dedicar ao trabalho, procurar meios de manter contato com os alunos, nem de buscar aprimoramento profissional. A terceira onda da pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil”, realizada pelo Instituto Península com 3.893 docentes de todo o país entre os meses de julho e agosto, mostra que 64% deles se sentem ansiosos e que 53% estão sobrecarregados. O nível de ansiedade é comp